InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
Compartilhe | 

Regulador de tensão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ivan

Moto: CBR 600 f4 99
Inscrito: 18/07/2008

MensagemAssunto: Regulador de tensão   Sex 18 Jul 2008, 22:58

Olá pessoal, minha moto é uma f4 99. De uns tempos para ca ela vem falhando em baixa rotação, já verificamos e descartamos problemas mecanicos, como carburador vela e etc. Concluimos que seria um problema elétrico, do tipo bateria, alternador ou regulador. A bateria é nova (Yuasa) por descarte sobram alternador e regulador. Com voltímetro, medimos a tensão nos polos da bateria que se apresentaram assim: na lenta, no máximo 12v oscilando para baixo. A 5000 giros, 12,5 - 12,8v no máximo.
minhas perguntas:
Pode ser regulador?
De que maneira posso ter certeza se é ou não o regulador, sem fazer um investimento em um novo (caro).
Alguém já teve este problema? se sim já resolveu? como?"
Se for regulador, alguém já utilizou algum recondicionado? Onde adquiriu? pode passar preço?

Agradeço respostas.
Um abraço.
Ivan
EdsonCBR
Admin

Moto: CBR600F
Inscrito: 18/08/2007

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Sab 19 Jul 2008, 13:23

Ivan... Ela falha quando está em marcha lenta? Ou quando você acelera?

São muitas possibilidades.. Na parte da carburação, pode ser que um dos carburadores não está com o vácuo correto (vazamentos), gasolina batizada, algum dos "jets" entupidos, sensor de marcha lenta, sensor de aceleração.. Na parte elétrica, você pode fazer uma série de testes, e isto também pode influenciar nas falhas em baixa rotação.. Tive um problema parecido com minha moto algum tempo atrás.. e após testar tudo quanto é cabo da parte elétrica, descobri que o pólo negativo estava praticamente solto da bateria.. Na seção "faça você mesmo", há um tópico sobre testes com a bateria e o sistema elétrico, usando um multimetro.. segue o link:

http://www.hondacbrbrasil.com/faca-voce-mesmo-f13/tutorial-testando-o-sistema-de-carga-da-bateria-t11.htm

Faça uma boa análise, e tenha certeza absoluta sobre a questão do combustível de má qualidade e algum outro probleminha em algum dos carburadores.. Ainda na parte elétrica, há possibilidade de ser o regulador, mas isso você já vai descobrir ao fazer os testes do link acima.

Aguardo novidades!

abraço

Edson
http://www.hondacbrbrasil.com
EdsonCBR
Admin

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Sab 19 Jul 2008, 13:30

Ainda em tempo, se o problema for no regulador, quando a moto estiver acelerando a 5000RPM, a carga enviada para a bateria será muito acima do ideal (14V aproximadamente) ou muito abaixo. Cuidado ao mexer no regulador, ele esquenta muito durante o uso da moto.. icon_legal
Ernesto

Moto: CBR 600
Inscrito: 12/11/2007

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Sab 19 Jul 2008, 13:31

regulador seria ... retificador??
a minha deu problema, coloquei uma da CB400 é isso mesmo.. akelas antigonas... meu mecanico disse que é a que mais aguenta.. tentaram me empurrar da falcon.. mas nem vira..... eu sei que deu certo.. com farol desligado ela chega 13v.... e qn liga o farol chega nuns 14,5 a 15 v....(em 5000 giros) ela sobe assim pq o certo é gerar energia p a moto e ainda dar tensão p bateria(carregar).. bom não entendop muito.. mas é isso...
ivan

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Sab 19 Jul 2008, 18:29

Edson, obrigado pelo retorno. O caso é o seguinte: se ligar a moto e deixar na lenta, depois que sobe um pouco a temperatura, liagando o farol e acionando o freio ela começa a falhar, chegando a apagar o motor. Se eu estiver parado no farol, no momento de arrancar, subindo um pouco o giro ela falha, me obrigando a subir + a rotação. Caso eu desligue o farol sem problemas, arranco normalmente. A gasolina, descarto a possibilidade pois sei da procedencia e confiabilidade do posto que abasteço (meu sogro). Um teste que fiz, foi tirar todos os fusíveis, menos o da ignição, e rodar com ela. O resultado foi muito bom, redondinha. Vou acessar o link que vc me enviou.
Obrigado
Ivan
ivan

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Sab 19 Jul 2008, 18:36

Olá Ernesto. Vc falou do regulador da cb 400. Mas a conexão é compativel? Com relação as tensões, na lenta a minha chega no máximo a 12v e a 5000 12,8v, acho pouco.
Obrigado pelo retorno.
Ivan
Em tempo, é regulador e retificador. Regulador para não subir demais a tensão sobre a bateria em alta rotação. E retificador para transformar a tensão de CA para CC (corrente alternada para corrente continua).
EdsonCBR
Admin

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Sab 19 Jul 2008, 22:24

ivan escreveu:
Olá Ernesto. Vc falou do regulador da cb 400. Mas a conexão é compativel? Com relação as tensões, na lenta a minha chega no máximo a 12v e a 5000 12,8v, acho pouco.
Obrigado pelo retorno.
Ivan
Em tempo, é regulador e retificador. Regulador para não subir demais a tensão sobre a bateria em alta rotação. E retificador para transformar a tensão de CA para CC (corrente alternada para corrente continua).

Ivan, tudo indica que o problema é no alternador.. ou no retificador/regulador.. A 5000RPM, deveria estar carregando uns 14...14,5.. ou até um pouco mais...
Ernesto

Moto: CBR 600
Inscrito: 12/11/2007

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Dom 20 Jul 2008, 00:00

carinha ai vai o link.....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75755563-_JM
o cara mandou certinho com o encaixe.. não precisei adaptar nada.... meu mecanico gostou.... e o cara é gente boa... com certeza vai resolver seu problema....
na minha ela chegava a 21v... quase derreteu a bateria..... mas resolvi o problema....vê certinho ai.. abraçoss
ivan

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Dom 20 Jul 2008, 00:01

Edson, é esta a conclusão que cheguei, tenho uma empresa na area de eletrônica e isto me facilita a dar os passos que o link que vc me passou sugere. Amanhã vou desmontar meu brinquedo e desbravar a selva elétrica dele. Obrigado pelas dicas, qquer novidade participo ao fórum.
UM abrax
Ivan.
Não esqueça, a diferença entre um homem e um menino é o preço do brinquedo. (qdo criança eu tinha uma motinho de plástico... rsrsrs).
ivan

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Dom 20 Jul 2008, 00:03

Beleza, Ernesto. vou linkar e verificar. Muchas Gracias.
godovha

Inscrito: 14/03/2009

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Sex 29 Maio 2009, 11:15

Tom com um problema igual ao seu... a minha moto ta falhando em baixa rotação nao sei oq fazer... conceguiu resolver o seu problema?????
soneca

Moto: cbr 600 f4 99/00
Inscrito: 06/01/2010

MensagemAssunto: Re: Regulador de tensão   Qua 31 Mar 2010, 23:36

ola ivan, cara a minha f4 e a do meu amigo tambem esta falhando quando aquece!! vc resolvel o problema da sua? o que era?

Regulador de tensão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» Regulador de tensão
» Alternador x Bateria x Regulador de Tensão = Aviso no Painel
» Regulador de tensão 12V 100A para fonte 220v => 12v
» Tampa do Alternador, regulador de Voltagem, past de freio
» TDM 850, a Trituradora de Reguladores de Tensão

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com ::  :: -