InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
Compartilhe | 

Reduzir marcha cutucando o acelerador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Mamede

Moto: HORNET CB600F
Inscrito: 28/06/2010

MensagemAssunto: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Seg 05 Jul 2010, 09:26

Pessoal, recentemente li um artigo sobre reduzir as marchas cutucando o acelerador. Pelo que entendi, ao mesmo tempo em que se desce a marcha com o pé, se dá um leve cutucão no acelerador, para que a rotação dê uma pequena aumentada e a moto se ajuste progressivamente à velocidade do motor, que estava em diferente rotação.

Alguém usa e sabe explicar um pouco melhor, tanto para mim, quanto para os que ainda não conhecem tal técnica?
Koski

Moto: Não temo ...
Inscrito: 14/02/2009

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Seg 05 Jul 2010, 09:55

Rapaiz .. não eh cutucar nao ... tem q sentar a mao no baguio mesmo pra dar aquela reduzida legal kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Zuera ...

Cara usar o acelerador pra reduzir marcha alem de a moto nao dar aquele tranco, tbm ajuda na saúde do motor ...

É meio que instantaneo ... vc da uma puxada no acelerador e reduz a marcha ... seria +- assim ...

1- Aperta embreagem
2- Acelera
3- Reduz marcha

Mas tem quer ser tudo rapidão ... quase ao mesmo tempo ..

Abrass !!
Irmão Juliet

Moto: CBR1000 Corinthiana/Titan 150
Inscrito: 31/03/2010

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Seg 05 Jul 2010, 10:04

Sempre reduzi assim,geralmente quem nao faz assim acabou de sair da Auto-Escola,kk,Cada um cada um.
Mamede

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Seg 05 Jul 2010, 12:20

Hummm... no dia em que eu li, fui observar o que eu fazia, aí me embananei porque eu já fazia isso também. É aquilo: a gente faz automaticamente, e quando pára pra ver, confunde.

Mas poderiam me esclarecer, tecnicamente, como a "saúde" do motor pode ser melhorada com essa técnica. Sei que ela suaviza a descida de marchas, sem dar tranco, mas é justamente essa suavização que aumenta a "saúde" do motor?
Flavio

Inscrito: 06/11/2008

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Ter 06 Jul 2010, 14:44

para reduzir assim, é melhor fazer sem a embreagem, mas so dá um toque, que (voce tera que descobrir quanto), e praticamente ao mesmo tempo, baixa a marcha, sei la, nao existe uma regra para reduzir marcha, da pra fazer de varios jeitos....
Mamede

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Ter 06 Jul 2010, 15:03

Reduzir sem a embreagem? Isso não afetaria o motor a um ponto prejudicial?
Gustavo Scarpinelli

Moto: Cbr600rr / Halrey-Davidson Fat Boy SE
Inscrito: 12/11/2009

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Ter 06 Jul 2010, 16:29

Ah eu não gosto de baixar marcha sem embreagem não....subir depois da 4ª até vai mais baixar da um tranco meio violento.....vo na mesma da veia da praça.....embrea sobe o giro e baixa a marcha.....saude do motor 100% nem pra revisão de 12.000 vou mandar (tomara q o futuro comprador não leia isso) ahuahauhau
Mamede

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Ter 06 Jul 2010, 16:44

Gustavo Scarpinelli escreveu:
nem pra revisão de 12.000 vou mandar (tomara q o futuro comprador não leia isso) ahuahauhau

kkkkk

Mas também acho que descer sem embreagem não dá não... ou melhor, até dá, mas não sie se seria boa coisa...
lexus21

Moto: TENHO OLEO MOTUL BARATO!
Inscrito: 21/07/2008

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Qua 07 Jul 2010, 16:12

A EMBREAGEM num foi feita atoa! num vo nessa de trocar sem embreagem de forma alguma!! se fosse bom num tinha embreagem!!
HCoelho

Moto: CBR450SR 91
Inscrito: 20/09/2009

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Dom 11 Jul 2010, 11:28

lexus21 escreveu:
A EMBREAGEM num foi feita atoa! num vo nessa de trocar sem embreagem de forma alguma!! se fosse bom num tinha embreagem!!
Apoiado
DeVeras

Moto: CBR 600 RR 08
Inscrito: 16/11/2009

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Seg 19 Jul 2010, 16:55

lexus21 escreveu:

Não foi feita a toa mesmo. Sem ela você não conseguiria arrancar com a moto. Também não conseguiria trocar marchas no trânsito ou parar com marcha engrenada.

A questão é que toda vez que vc aciona a embreagem/troca marcha/solta você está não só perdendo tempo e conforto, como também está gerando um desgaste desnecessário dos discos. Sua embreagem vai durar muito menos sem que isso represente uma proteção real pro seu motor.

Reduzir é um pouco mais complicado, mas se vc fizer certinho não tem problema nenhum também.

Vale ler um pouco sobre trasmissões sequenciais e embreagens também pra entender porque não é necessário usar a embreagem TODA vez que for trocar a marcha.

DeVeras

Moto: CBR 600 RR 08
Inscrito: 16/11/2009

MensagemAssunto: Re: Reduzir marcha cutucando o acelerador   Seg 19 Jul 2010, 16:58

Achei o artigo que eu tinha dito:

Subindo marcha sem embreagem.
22-Jul-2009
Pare de desperdiçar o seu tempo usando a embreagem para subir marchas.

Por Kent Kunitsugu
Sport Rider Magazine, Setembro 2004

1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver aquantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.

2. A caixa de câmbio de uma moto difere da transmissão típica de um automóvel pois pode realmente mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só precisa de uma breve interrupção no fornecimento de potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de acoplamento constante e seqüencial permite mudar as marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual requer uma interrupção quase que total no fluxo de potência. Por isso é necessário usar a embreagem para subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso que os “power shifters” (engate rápido) são tão populares entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel, economizando tempo e esforço.

3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).

4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme. Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.

Reduzir marcha cutucando o acelerador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com ::  :: -